Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.
Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.
A pedra fundamental da nova igreja foi lançada no ano seguinte - 24 de outubro de 1909 - iniciando-se a sua construção já sob a liderança do Padre Emílio Richert. Além de uma multidão de fiéis, estiveram presentes o Arcebispo de Belém, Dom Santinho Maria da Silva Coutinho, o Governador Augusto Montenegro e Antônio Lemos, representando a intendência municipal, cargo que corresponde hoje ao de Prefeito da cidade.
Fonte: Portal Basílica Santuário de Nazaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário