domingo, 9 de janeiro de 2011

SAÚDE

Secretário de Saúde visita hospitais e autoriza o uso de novos leitos

O Secretário de Estado da Saúde Evandro Gama, declarou na última semana no programa Café com Notícias, que embora ainda não tenha recebido posse, desde o dia 1º de janeiro vem visitando os hospitais em Macapá e Santana, para conhecer a realidade e traçar medidas emergenciais para atendimento à saúde da população amapaense.

O Governador Camilo Capiberibe (PSB), sabedor da necessidade urgente para atendimento à população nessa área, anunciou no dia 17 de dezembro, os primeiros três nomes para sua equipe de governo, através do twitter (rede social baseada em mensagens instantâneas), e o advogado Evandro Gama foi indicado para a Secretaria de Saúde e aceitou o grande desafio.

O Secretário Evandro afirmou que a situação é grave nos hospitais, que na visita além de detectar as deficiências, flagrou a ausência de médicos plantonistas, que estavam na escala, mas que não se encontravam no hospital. Disse que as deficiências são muitas, além da necessidade de pessoal (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem), faltam medicamentos, equipamentos e leitos, para receber a demanda de todo o Estado. “Desde o dia primeiro autorizamos a liberação para uso de doze novos leitos no Hospital de Especialidades, que já estavam em condições para receber pacientes, além da ativação de nove enfermarias, que tem capacidade para receber cerca de 70 pacientes que serão remanejados do hospital de emergências para realizar cirurgias”, disse o Secretário.

Quanto a pessoal, o Secretário tranqüilizou os servidores da saúde, principalmente dos contratos administrativos de que não haverá cortes. “Estamos analisando a folha, para melhor identificação dos funcionários para remanejar, mas acreditamos que haja a necessidade de contratar novos profissionais para atender a área da saúde”.

O Secretário Evandro ao final da entrevista e em resposta a uma mensagem desta jornalista, garantiu que em breve estará visitando o Hospital de Laranjal do Jarí, para tomar as devidas providências, no sentido de minimizar os problemas graves existentes, buscando condições dignas para atendimento à população do Vale do Jarí.

Perfil

Evandro da Costa Gama (PT) é formado em Direito pela Faculdade de Direito na Universidade Federal do Pará. Em 1998, foi aprovado no concurso para Procurador da Fazenda Nacional em São Paulo, onde concluiu a pós-graduação. No ano de 2004 foi desempenhar atividades na Casa Civil da Presidência da República. Após breve retorno ao Amapá, assumiu a chefia da Procuradoria do Estado, retornou a Brasília para o cargo de vice-ministro da Advocacia Geral da União (AGU). De volta ao Amapá, assumiu a Superintendência do Incra, se licenciando em 2010 para se candidatar a uma vaga para Câmara Federal na última eleição, sem obter êxito.  

Nenhum comentário: