quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cultura negra e indígena no currículo escolar do Amapá

A deputada estadual Cristina Almeida (PSB-AP) realiza hoje (18) no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço,  audiência pública para debater a lei nº 11.645/08, que trata da inclusão do estudo de “História e Cultura Afro-Brasileiras e Indígenas” no currículo escolar da rede pública de ensino. A lei tem como objetivo promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade étnico-racial, cultural e as origens do povo brasileiro.
A escola é um lugar de construção do conhecimento, da identidade e dos valores humanos.  Daí a importância do aluno ter a oportunidade de aprender a herança histórica e cultural do povo brasileiro que teve sua formação social por meio da miscigenação de europeus, índios e negros africanos. No entanto, parte dessa herança não é contada e reconhecida no âmbito do currículo escolar.
Esse quadro começa a mudar a partir de 2003, com a aprovação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, substituída em 2008 pela Lei 11.645/08, que inclui também o ensino de História e Cultura Indígena. (http://www.chicobruno.com.br/)

Nenhum comentário: