terça-feira, 17 de maio de 2011

Laranjal do Jarí

Regional Sul da Sema tem nova Gerência

Josivan Bracho

A Gerência Regional Sul da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por nomeação do governo do Estado, tem como titular o professor Josivan Sousa (Bracho).

A Regional Sul compreende os municípios de Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí e Mazagão e foi recriada pelo governador Camilo Capiberibe, com o objetivo de realizar a municipalização da gestão ambiental de impacto local, para aplicação do Plano Nacional de Políticas de Resíduos Sólidos, Política Florestal e de Recursos Hídricos, Política Estadual de Educação Ambiental e a Gestão das Unidades de Conservação.

Os municípios da Regional Sul já têm algum avanço no cumprimento da municipalização da gestão ambiental, através do trabalho desenvolvido pelas Secretarias de Meio Ambiente. No entanto, “há a necessidade de efetivar requisitos básicos, como por exemplo, o cumprimento de acordo obrigatório, para a realização de concurso público e contratação de técnicos para atuação na área”, comenta o Gerente.

A pretensão de Sousa na gestão da Regional Sul é fazer com que a legislação ambiental em vigor do país passe a ser cumprida e expandir a educação ambiental, visando melhor conscientização da população, para minimizar o impacto ambiental e manter a preservação do meio ambiente.

Josivan Sousa é conhecedor da problemática existente e agravante ao meio ambiente no sul do estado, onde há muito contribui com políticas públicas na área da educação e meio ambiente, realizando, inclusive, pesquisas científicas junto às comunidades, em atendimento a demandas acadêmicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-Docência Multidisciplinar em Biologia e Física, pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

Nenhum comentário: