Janary Nunes, o primeiro governador
Janary Nunes e D. Aristides Pirovano
“...dia 1º de junho, eu não respeito o Senhor, eu saio gritando viva, ao nosso governador”(Ladrão de Marabaixo do Laguinho, liderado por mestre Julião Ramos).
A homenagem do grupo folclórico amapaense era para o primeiro Governador do Estado Janary Gentil Nunes, que nasceu no dia 1º de junho e, se vivo, completaria 98 anos.
Janary Gentil Nunes nasceu em Alenquer (PA), era militar e foi o governador que mais tempo administrou o Amapá (1943-1956). Em 27 de dezembro de 1943, com 31 anos, Janary Nunes foi nomeado pelo Presidente Getúlio Vargas Governador do Território Federal do Amapá.
Construiu em seu governo várias escolas como Barão do Rio Branco, Ginásio de Macapá (atual Escola Estadual Antônio Pontes), Escola Doméstica (atual Santina Rioli), IETA( atual UEAP), Hospital Geral de Macapá, Maternidade Mãe Luzia, postos de saúde nos municípios, conjunto residenciais para diretores e funcionários públicos. Implantou a agricultura e a pecuária, iniciou saneamento e ordenamento urbanístico na cidade de Macapá. Também foi o governador Janary Nunes que conseguiu a aprovação do projeto de construção da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes e a exploração do manganês pela Icomi, as obras de construção da BR-156, implantação da CEA e CAESA.
Em 1958 Janary Nunes foi eleito Deputado Federal pelo Amapá, sendo derrotado em 1970, pelo então Deputado Antônio Cordeiro Pontes.
Janary Gentil Nunes se destacou como embaixador nas relações do Brasil com outros países e faleceu em 15 de outubro de 1984 na cidade do Rio de Janeiro.
Após 54 anos, a cidade de Macapá possui apenas um hospital público para atendimento da população do Estado, que atualmente é o Hospital de Especialidades Alberto Lima, construído por Janary Gentil Nunes.
Fonte:Historiador Edgar Rodrigues
Foto:Arquivo Edgar Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário