quarta-feira, 1 de junho de 2011

Saúde

Governador inaugura novos leitos de UTI  Neonatal na Maternidade Mãe Luzia

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou, nesta terça-feira (31) a Unidade Neonatal do Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia (HMML). A obra, que recebeu do governo estadual o investimento de R$ 1,3 milhão, foi executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A medida tem o objetivo de diminuir os índices de mortalidade e disponibilizar atendimento de qualidade às mães que recorrem à casa de saúde.
Para o governador, este novo espaço garante a quantidade necessária de leitos para o atendimento às gestantes, já que é devidamente equipada com UTI Neonatal, que assegura os cuidados com recém-nascidos fragilizados e que precisam de monitoramento.

- A partir de agora, os bebês receberão o acompanhamento necessário e apoio para lutar pela vida e, assim, diminuiremos os índices de mortalidade no Amapá. Agora sim, temos uma maternidade equipada, certamente uma das melhores da região Norte do Brasil. Essa é uma resposta ao cidadão, que merece atendimento de qualidade e direito à dignidade, que é o que nossas mulheres merecem, disse o governador.
De acordo com o titular da Sesa, Evandro Gama, o espaço conta com 35 novos leitos, sendo 18 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 17 leitos na Unidade de Controle Intermediário (UCI). O aparelhamento dos leitos foi adquirido junto ao Ministério da Saúde.

Além dos 35 novos leitos, o governo adquiriu equipamentos para o Setor de Neonatologia da Maternidade. Foram quatro respiradores artificiais pulmonares, 18 incubadoras e 34 monitores cardíacos. Os aparelhos serão entregues à Sesa até o final de junho deste ano. Em média são realizados entre 30 e 35 partos por dia no Hospital Mãe Luzia. O tempo médio de internação de cada paciente varia entre 24h à 72h.
Segundo o Evandro Gama, a nova Unidade é a principal medida na área da Saúde nestes cinco meses do governo. Pois é a realização de um compromisso assumido quando o Camilo Capiberibe, então deputado estadual, defendia o direito do cidadão à Saúde, sobretudo, a luta dele contra as mortes em massa na HML. (www.chicobruno.com.br)

Nenhum comentário: