segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CÍRIO DE NAZARÉ

Círio de Nazaré 2010
A berlinda no tunel das mangueiras na Presidente Vargas

 
Aproxima-se uma das maiores festas religiosas do mundo católico, cujos benefícios alcançam toda a sociedade a partir da Arquidiocese de Belém do Pará, se estendendo a outras regiões  do Brasil e do mundo – O CÍRIO DE NAZARÉ.
É uma grande festa religiosa iniciada em 1793, em Belém do Pará, que reúne milhares de romeiros numa imensa procissão de fé em louvor a Nossa Senhora de Nazaré. 
As lendas populares em torno da veneração à Santa Nazaré, no Brasil, contam que um caboclo chamado Plácido, caçando na estrada de Utinga, hoje conhecida por Avenida Nazaré, encontrou a imagem da Santa entre os rochedos, levou-a para casa e colocou-a em um pequeno altar. No dia seguinte ela não mais estava lá. Dias depois voltou ao mesmo lugar para caçar e novamente encontrou a imagem entre as pedras. Outra vez levou-a para casa e mais uma vez a imagem sumiu de lá, sendo encontrada no lugar onde foi descoberta pela primeira vez. 
Esta história chegou ao conhecimento do governador da Província de Grão-Pará, Dom Francisco de Souza Coutinho, que levou a imagem para seu palácio. Mas novamente a imagem desapareceu, indo para o lugar de origem, entre as pedras. 
Diante de tantos misteriosos desaparecimentos, o governador ordenou que no local do aparecimento da imagem, fosse construída uma capelinha de taipa coberta de palhas, para onde foi conduzida a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com 30 centímetros de altura, réplica da imagem que existe em Portugal. 
Este acontecimento solene, realizado no dia 8 de setembro de 1793, deu início ao primeiro Círio de Nazaré.  
O Círio de Nazaré é uma festa que reverencia a fé e o misticismo do povo cristão.
Aqui a nossa homenagem à Virgem de Nazaré!
Que derrame bênçãos sobre todos nós, e nossas famílias!

Nenhum comentário: