terça-feira, 20 de setembro de 2011

Saúde da mulher é prioridade, diz presidente


Ao discursar pela primeira vez na viagem que faz a Nova York, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que a saúde da mulher é prioridade de seu governo. Acrescentou que está fortemente empenhada na redução de problemas que afetam esse segmento da população, como o câncer de mama e o de colo de útero, além da mortalidade infantil.
– Estamos facilitando o acesso aos exames preventivos, melhorando a qualidade das mamografias e ampliando o tratamento para as vítimas de câncer – disse, na Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Dilma ressaltou que a defesa do acesso a medicamentos e a promoção e prevenção à saúde devem caminhar juntas. Lembrou que uma das primeiras medidas de seu governo foi garantir o acesso gratuito a medicamentos para diabetes e hipertensão.
Dilma também alertou para a necessidade de os governos promoverem políticas em defesa da saúde e dos direitos das mulheres, especialmente num momento de piora de várias economias no mundo.
– A crise global deve agravar a feminização da pobreza no mundo – disse ela, no colóquio de alto nível sobre a participação política de mulheres na ONU.
Dirigindo-se às mulheres na plateia como "companheiras", Dilma falou ainda sobre o problema da violência doméstica e citou a Lei Maria da Penha e as delegacias especializadas para mulheres no país: – As mulheres estão sujeitas à violência, mesmo em tempos de paz, muitas vezes em suas casas.(Zero Hora)

Nenhum comentário: