sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Aguirre Talento / Folha.com

O canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, localizado no município de Vitória do Xingu (oeste do Pará, a 945 km de Belém), foi invadido na manhã desta quinta-feira (27) em um protesto de indígenas, pescadores e moradores da região.
Eles também bloquearam a rodovia Transamazônica na altura do quilômetro 52, onde fica a entrada do canteiro de obras da usina.
O protesto, que começou às 5h da manhã, foi organizado durante seminário realizado nesta semana, em Altamira (também no oeste, a 900 km de Belém), que discutiu os impactos da instalação de usinas hidrelétricas na região.
Os seguranças permitiram a entrada dos manifestantes sem oferecer resistência, e os funcionários da empresa não apareceram para trabalhar. Com isso, as obras estão paradas.
"Acreditamos que a empresa ficou sabendo de nossa manifestação e não quis entrar em confronto", afirmou Eden Magalhães, secretário-executivo do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), uma das entidades participantes do protesto. (www.Folha.com)

Nenhum comentário: