Esta é a imagem de uma sala de aula onde eu lecionei em 2009, improvisada em uma igreja construída no governo de João Queiroga, há mais de vinte anos, na Comunidade de Santarém do Cajarí, Laranjal do Jarí, Amapá.
De lá prá cá, ainda não foi construída uma escola digna para aquela comunidade.
As aulas estão sendo ministradas em uma casa de madeira, antiga república dos professores, que transformaram em sala de aula.
Para lembrar, em outubro de 2009, Idemar Sarraf Felipe, administrou este município por 7 meses, em virtude da cassação da prefeita Euricélia por compra de votos na última eleição municipal. ,
Por um mês emprestei meus seviços à educação do município, exatamente na Direção do Departamento das Escolas do meio Rural e Urbano da Secretaria Municipal de Educação de Laranjal do Jarí. Naquela ocasião, eu já estava lecionando nas comunidades para melhor conhecer a realidade da educação no meio rural, quando fui convidada ao cargo, onde passei um mês. Nesse período, levei o Secretário de Educação Ray Neves a conhecer o inacreditável.
A decepção do ex-secretário foi muito grande ao ver como a educação era tratada no município. Ao retornar passou direto ao gabinete do prefeito Sarraf, que de imediato pediu para providenciar uma planta padrão para começar a construção de escolas nas comunidades em que não existia, e reformar as que estavam caindo aos pedaços, deterioradas pelo cupim.
Infelizmente, o nosso sonho foi adiado, porque a prefeita cassada retornou ao cargo na semana seguinte.
Como eu falei, o nosso sonho foi adiado.
Um dia eu vou mostrar aqui, neste blog, a imagem da dignidade que todos merecemos ver: uma escola adequada, espaçosa, com biblioteca, bebedouros, e alimento de qualidade para as crianças que residem nas comunidades de Laranjal do Jarí.
Quem ama cuida!
Quem não cuida da educação é forte candidato a permanecer uma vida inteira na ignorância.
Foto: Cléia Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário