segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vitória do Jarí


O município de Vitória do Jarí possui 9.604 eleitores aptos a votar nas próximas eleições de 3 de outubro de 2010.

Conheça mais...

Característica
Vitória do Jarí está localizado na mesorregião sul do Amapá e microrregião de Mazagão. É o mais novo município do Estado e sua emancipação político-administrativa aconteceu em 08 de setembro de 1994, através da lei nº 171/94. Com população de 11.529 habitantes (Estatística Ibge/2009), possui uma área de 2.483 km², clima tropical chuvoso, temperatura média 36° C, limita-se ao norte com os municípios de Laranjal do Jarí e Mazagão; ao sul com Estado do Pará; a leste com o Rio Amazonas e a Oeste com Estado do Pará.

História
O município foi desmembrado de Laranjal do Jarí, que surgiu pelos anseios de um núcleo populacional formado por trabalhadores do parque industrial, que desejavam transformar em benefícios à população local, os impostos pagos pela indústria Caulim da Amazônia-Cadam.


A sede do município representa uma ampliação das estratégias de ocupação ribeirinha iniciada em Laranjal do Jari, ambas com problemas refletidos pelas condições de vida palafítica de suas populações e pelos interesses conflitantes com o empreendimento que lhes promovem maior sustentação econômica. 

O crescimento populacional foi fator decisivo a dar condições para a criação do município de Vitória do Jarí, que até hoje é chamada pela população da região de “Beiradinho”, naquela época, por ser um núcleo menor e estar dentro do município de Laranjal do Jarí.

Poder Executivo
Atualmente tem como administrador o Prefeito Luiz França Magalhães Beirão, eleito para o mandato 2009/2012.


Apesar de ter recebido o município com dívidas e em total abandono, Beirão convocou a população e, em curto prazo, reorganizaram o município. Uma das obras realizada pelo Prefeito Beirão, em parceria com o Prefeito Idemar Sarraf de Laranjal do Jarí foi a abertura da estrada do Arapiranga que liga Laranjal a Vitória do Jarí.


É uma obra de muita importância por tirar Vitória do Jarí do isolamento e dar condições de escoar a produção e desenvolver economicamente a região do Vale do Jarí.

3 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog está muito legal. Mande notícias daí para meu email www.tica.lemos@bol.com.br
Estamos no jornal CORREIO DO AMAPÀque você pode acompanhar pelo site correiodoamapa.com
Abraços
Tica Lemos

Anônimo disse...

OLÁ CLÉIA... GOSTEI DO TEU BLOG, MAS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS A RESPEITO DO MUNICÍPIO:
QUAL A DISTANCIA DA CAPITAL? QUAL O MEIO DE TRANSPORTE PARA SE CHEGAR AO MUNICÍPIO?
ABRAÇO
RENATA

Jraimundovaz@bol.com.br disse...

Bacana Celia,
gostei das informações da região, vivo a mais de 17 anos longe da ai mas numca esqueci minhas origem, tomei muitos banho nesse Rio Jari, vir chegar as duas balsas que formam a fabrica de celuse, vendi bolo e suco na obra, fui catraeiro, fui funcinário da antiga jari celulose,Conheço o prefeito Luiz Beirão, sei a origem de seu nome na política, meu pai mora ainda nessa região abençoada por Deus, hoje moro em outro estado mas tenho saudade dessa terra maravilhosa.
Raimundo Vaz Ou Zeca do Gratuliano.