domingo, 29 de janeiro de 2012

Confraria Tucuju se prepara para o aniversário de Macapá

Com a mensagem "Macapá 254 anos. Meu norte, meu forte, meu lar" a Confraria Tucuju comemora tradicionalmente mais um aniversário da nossa capital. A programação alusiva acontece nos dias 03 e 04 de fevereiro e promete levar a comunidade macapaense visitante atrações que os faça reviver a história da capital amapaense.

Na véspera da grande data, 03, a festa começa com a cerimônia de reabertura do Museu Sacaca para a comunidade, marcada para às 8 horas, oportunizando a apresentação de vários artistas, desde performances teatrais até arte circense. Para encerrar a festa de reinauguração do Museu, esta sendo preparado um show musical dos cantores da terra Zé Miguel, Patrícia Bastos, Julielle e Felipe Cordeiro. O show será realizado na Avenida Feliciano Coelho, em frente ao Museu às 19h.

De acordo com a presidente da Confraria Telma Duarte, “São 15 anos cumprindo a missão de resgatar e realizar esta grandiosa festa. Macapá merece ser amada e parte desse amor é demonstrando no dia 04 de fevereiro”, enfatiza a presidente.
A cada ano a além do aumento do público a festa também ganha mais parceiros, nesta edição de 254 anos a festa conta o apoio do Governo do Estado, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Amapá.

“Nosso objetivo é despertar na sociedade a valorização de nossas origens por meio de nossa história e tradições, abrindo espaço tanto para os artistas já conhecidos, quanto para os novos talentos. A bandeira defendida pela Confraria Tucuju é cultura independente de posicionamentos partidários”, Reforça a presidente Telma.

No dia 04, sábado, dia do aniversário de Macapá como nos anos anteriores a festa ocorre no Centro histórico de Macapá, às 8 horas com a Missa em Ação de Graças na Matriz São José, seguida da solenidade cívica no pátio da Biblioteca Pública Elcy Lacerda.

Cumpridas as celebrações religiosa e cívica, chega à hora de cantar os parabéns e o corte do tradicional bolo, que este ano terá 50 metros, decorados com desenhos dos pontos turísticos de Macapá. Os 48 bairros da capital terão um representante para receber um pedaço de bolo, uma forma simbólica de atingir cada ponto da cidade.

E para quem continuar na festa ou para aqueles que só tiverem tempo mais tarde, às 12 horas será servida uma feijoada para aproximadamente 2 mil pessoas. Já às 12h30, no Largo dos Inocentes acontece o encontro e almoço dos pioneiros com um cardápio especial voltado para cerca de 500 patriarcas e matriarcas de tradicionais famílias macapaenses.

Às 14 horas começará o show musical com diversas atrações, 10 delas já confirmadas. A programação de aniversário da cidade encerra às 20 horas no Largo dos Inocentes.

Adesivada “Declare seu amor à Macapá”

Fazendo parte da programação de aniversário da cidade de Macapá, a Confraria Tucuju estará realizando nos dias 2 e 3 de fevereiro, (quinta e sexta-feira) uma “adesivada” grátis “Declare seu amor à Macapá”.

Os adesivos possuem a mensagem “Macapá 254 anos. Meu norte, meu forte, meu lar”. É o segundo ano que a entidade realiza esta ação nas vésperas do aniversário da capital amapaense.

A “desivada” ocorrerá em dos pontos, um na Avenida São José (atrás do Teatro das Bacabeiras), e outro em frente a Confraria Tucuju, nos dois dias, de 11h às 19h, na Avenida Mendonça Furtado (Largo dos Inocentes).
Carolina Pessoa
ASCOM Confraria Tucuju

Nenhum comentário: