domingo, 29 de janeiro de 2012

Senador Randolfe quer a criação do Museu da Base Aérea no Amapá
Desde a década de 40, é a primeira vez que diplomatas americanos visitam a Base Aérea do Amapá. John Matel, diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos e Justen Thomas, Adido Cultural Adjunto, estiveram no município de Amapá a convite do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e reuniam com o prefeito, Carlos César. O objetivo é a criação de um museu para recuperar a estrutura física e a história da base aérea. 
Localizado há 302 Km de Macapá, o município foi fundado em 1901. Quarenta anos depois foi  construída a base aérea americana, que servia como ponto de apoio durante a 2ª Guerra Mundial. Com o tempo e o descaso, o lugar está quase totalmente deteriorado. O senador Randolfe acredita que esse espaço deve ser recuperado e preservado. “Foi um dos primeiros compromissos que firmei, buscar resgatar essa parte da história tão importante para o estado, quanto para o mundo”, disse. 
Pouco restou da estrutura original, mas ainda é possível ver a torre de atracação de dirigíveis, como pequenos zeppelins. “Estou surpreso em conhecer este lugar, nem sabíamos da existência antes da conversa com o senador. É sem dúvida um marco para a história dos países”, disse o adido Justem Thomas. 
“Nós vamos levar esse conhecimento para ONGs  que possam de alguma forma trocar informações com o povo daqui e quem sabe preservar esse capitulo da história”, afirmou John Matel. 
O prefeito da cidade alertou sobre a necessidade de tomar uma atitude o quanto antes e agradeceu o empenho do senador. “Há um ano estamos com o aeroporto desativado, corremos o risco de ter a base extinta”, contou.

Base Aérea do Amapá - Após 1946, a unidade foi desativada e passou para as mãos da Força Aérea Brasileira (FAB), onde foi montado um Centro Aéreo de Treinamento. Na década de noventa, a base virou formalmente museu a céu aberto. Porém, sem a proteção patrimonial adequada, muito foi deteriorado.

ASCOM/Carla Ferreira

Nenhum comentário: